Em 1887 o Pe. Daltro iniciou a construção de uma nova igreja, no local da atual, mais os trabalhos foram interrompidos em 1889 devido a uma grande seca que deflagrou o nordeste, o termino de sua constrição se deu em 1910. Essa igreja foi demolida e em seu lugar construída o atual imóvel, cuja pedra fundamental foi assentada no dia 7 de outubro de 1951
A igreja da Nossa Senhora da Conceição do Mundo Novo foi elevada a matriz em 31 de dezembro 1857, pela igreja Católica na época religião oficial do Brasil, e teve como primeiro vigário o Padre Antonio Daltro de Cerqueira
A igreja da Nossa Senhora da Conceição teve os seguintes vigários desde que foi elevada a matriz:
1- ANTONIO DALTRO DE CERQUEIRA PINTO
(14.07.1858 a 20.06.1
2- ANTONIO CARMELO
(1896 a 1897)
3- PEDRO JOSE ANTUNES
(1897 a 1902)
4- CUSTODIO ARCHANGENGELO DE VASCONCELOS
(1903)
5- JOAQUIM BATISTA DE MAGALHAES
(1904 a 1908)
6- JOSE DIAS D`AFFONSECA
(1908 a 1947)
7- NICANOR DE OLIVEIRA CUNHA -
(1947 a 2000)
A ESTAÇÃO: A estação de Jequitibá foi inaugurada no dia 15.12.1951, quando foram juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1951 a 1977. Encontra-se hoje em excelente estado.
HISTORICO DA LINHA
A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
òtimo! Ficou muito legal a disposição do blog.
ResponderExcluirGostei muito do blog , realmente precisava ser lembrados esses pontos Históricos da nossa cidade.Parabens!!
ResponderExcluir