Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Minha Terra,Minha Historia



MUNDO NOVO




De Capela a Matriz


•A primeira igreja de Mundo Novo foi erguida na praça Senador Cohim, para substitui uma capela de taipa, sua construção foi iniciada em 1844, teve sua inauguração no dia 20 de abril de 1847, teve









Em 1887 o Pe. Daltro iniciou a construção de uma nova igreja, no local da atual, mais os trabalhos foram interrompidos em 1889 devido a uma grande seca que deflagrou o nordeste, o termino de sua constrição se deu em 1910. Essa igreja foi demolida e em seu lugar construída o atual imóvel, cuja pedra fundamental foi assentada no dia 7 de outubro de 1951










A igreja da Nossa Senhora da Conceição do Mundo Novo foi elevada a matriz em 31 de dezembro 1857, pela igreja Católica na época religião oficial do Brasil, e teve como primeiro vigário o Padre Antonio Daltro de Cerqueira



A igreja da Nossa Senhora da Conceição teve os seguintes vigários desde que foi elevada a matriz:

1- ANTONIO DALTRO DE CERQUEIRA PINTO

(14.07.1858 a 20.06.1

2- ANTONIO CARMELO

(1896 a 1897)

3- PEDRO JOSE ANTUNES

(1897 a 1902)

4- CUSTODIO ARCHANGENGELO DE VASCONCELOS

(1903)

5- JOAQUIM BATISTA DE MAGALHAES

(1904 a 1908)

6- JOSE DIAS D`AFFONSECA

(1908 a 1947)

7- NICANOR DE OLIVEIRA CUNHA -

(1947 a 2000)





A estação de trem de Jequitibá


A ESTAÇÃO: A estação de Jequitibá foi inaugurada no dia 15.12.1951, quando foram juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1951 a 1977. Encontra-se hoje em excelente estado.




HISTORICO DA LINHA

A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.




Prédio histórico


•Prédio situado na praça Senador Cohim de numero 14, não se sabe ao certo a data de construção. Foi comprada em 01.06.1904, registrado no cartório de imóveis, pela Sociedade Euterpe (filarmônica) , para a instalação de sua
sede. O prédio tinha como numero inicialmente n.12, mais passou a ter o n14 quando foi averbada o pavimento superior. Com o fim da Sociedade Euterpe, passou a funcionar no prédio a Sociedade Alliança Club Mundonovense, que funciona ate nos dias atuais, sobre a direção de Dante de Lima. Ressaltando que na parte inferior funciona atualmente uma loja de tecidos.








2 comentários:

  1. òtimo! Ficou muito legal a disposição do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog , realmente precisava ser lembrados esses pontos Históricos da nossa cidade.Parabens!!

    ResponderExcluir